Crede em Seus Profetas

Leitura diária da Bíblia

Jump to Discussion

Reading Time: 4 minutes Ouça on-line Right arrow icon

O Reinado de Amazias, Rei de Judá

25 Amazias tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jeoadã; ela era de Jerusalém. 2 Ele fez o que o Senhor aprova, mas não de todo o coração. 3 Quando sentiu que tinha o reino sob pleno controle, mandou executar os oficiais que haviam assassinado o rei, seu pai.4 Contudo, não matou os filhos dos assassinos, de acordo com o que está escrito na Lei, no Livro de Moisés, onde o Senhor ordenou: “Os pais não morrerão no lugar dos filhos, nem os filhos no lugar dos pais; cada um morrerá pelo seu próprio pecado”a]">[a].

5 Amazias reuniu os homens de Judá e, de acordo com as suas respectivas famílias, nomeou chefes de mil e de cem em todo o Judá e Benjamim. Então convocou todos os homens com mais de vinte anos e constatou que havia trezentos mil homens prontos para o serviço militar, capazes de empunhar a lança e o escudo. 6 Também contratou em Israel cem mil homens de combate pelo valor de três toneladas e meiab]">[b] de prata.

7 Entretanto, um homem de Deus foi até ele e lhe disse: “Ó rei, essas tropas de Israel não devem marchar com você, pois o Senhor não está com Israel; não está com ninguém do povo de Efraim. 8 Mesmo que vá e combata corajosamente, Deus o derrotará diante do inimigo, pois tem poder para dar a vitória e a derrota”.

9 Amazias perguntou ao homem de Deus: “Mas, e as três toneladas e meia de prata que paguei a estas tropas israelitas?”

Ele respondeu: “O Senhor pode dar-lhe muito mais que isso”.

10 Então Amazias mandou de volta os soldados de Efraim. Eles ficaram furiosos com Judá e foram embora indignados.

11 Amazias encheu-se de coragem e conduziu o seu exército até o vale do Sal, onde matou dez mil homens de Seir. 12 Também capturou outros dez mil, que levou para o alto de um penhasco e os atirou de lá, e todos eles se espatifaram.

13 Enquanto isso, as tropas que Amazias havia mandado de volta, não lhes permitindo participar da guerra, atacaram cidades de Judá, desde Samaria até Bete-Horom. Mataram três mil pessoas e levaram grande quantidade de despojos.

14 Amazias voltou da matança dos edomitas trazendo os deuses do povo de Seir, os quais estabeleceu como seus próprios deuses, inclinou-se diante deles e lhes queimou incenso. 15 Então a ira do Senhor acendeu-se contra Amazias, e ele lhe enviou um profeta, que disse ao rei: “Por que você consulta os deuses desse povo, deuses que nem o seu povo puderam salvar?”

16 Enquanto ele ainda falava, o rei o interrompeu: “Por acaso nós o nomeamos conselheiro do rei? Pare! Por que você quer ser morto?”

O profeta parou, mas disse: “Sei que Deus decidiu destruí-lo, porque você fez tudo isso e não deu atenção ao meu conselho”.

17 Depois de consultar os seus conselheiros, Amazias, rei de Judá, enviou mensageiros a Jeoás, filho de Jeoacaz e neto de Jeú, rei de Israel, com este desafio: “Vem me enfrentar”.

Leitura anterior Próxima leitura

Featured Resources

Witnessing

Media Block Image Alt

Keys to Developing Missionary Programs in your Church

This booklet, created by the Sabbath School and Personal Ministries Department of the General Conference, gives great tips of how to work effectively through each of the avenues of influence within your church including: Personal Ministries, Children’s Ministries, Youth Ministries, Sabbath School Ministries, Family Ministries, Health Ministries, Publishing Ministries, Women’s Ministries, Men’s Ministries, and more. (35 pages)

Download


Devotional Life

Media Block Image Alt

Study on the Character of Christ from Desire of Ages

If we are called to have Christ's character, what might that look like? This beautiful compilation from the Desire of Ages gives an inspiring overview of the character of Christ. As we gaze at Christ, we will be transformed into His image. Inspiration tells us, "Christ is sitting for His portrait in every disciple” (Desire of Ages, p. 827).

Download


Prayer

Media Block Image Alt

Prayer and Thriving Relationships, plus Much More!

In this three part audio series, Jerry and Janet Page share some of their personal experiences as they talk about how to cultivate a vibrant prayer life, a prayer life that will help your relationship thrive both with God and with those around you. Grab a pen and notebook, and sit down prepared for a blessing!

Listen


JUNTE-SE À DISCUSSÃO