Deuteronômio 21
Leia o capítulo Participe da discussão
Comentário
O contexto de Deuteronômio 21 é uma série de leis que tem o objetivo de administrar a justiça em possíveis casos de conflito que surjam durante a convivência cotidiana do povo de Deus. O Senhor, por meio de instruções específicas dadas por Moisés, fez provisão para que seus filhos vivessem em harmonia.
Os versículos de 1 a 9 chamam a minha atenção, onde o caso de expiação por um assassinato cujo autor não foi descoberto é apresentado. Não foi uma morte natural, mas um assassinato, e o autor do crime é desconhecido. Baseado no princípio apresentado em Números 35:33, as mortes não resolvidas mancham e poluem a terra. Portanto, era necessário oferecer um sacrifício adequado derramando o sangue de um bezerro (v. 4) e lavando com água (v. 6), de modo que a terra não fosse contaminada.
Ambos os elementos de purificação, sangue e água, nos lembram da ação salvadora deJesus em favor da humanidade culpada. Nosso Salvador ofereceu sua própria vida derramando seu sangue para nos purificar de todo pecado (1 João 1:7). Ele mesmo é a água viva que nos é oferecida. Se nós O aceitarmos, Ele será em nós uma fonte de água que leva à vida eterna (João 4:10, 14). Tanto sangue como água representam Jesus e seu sacrifício de amor para nos purificar da contaminação do pecado.
Víctor Augusto ChorocoProfessor de Teologia Sistemática
Diretor da Faculdade de Teologia
Universidade Adventista da Bolivia
Fonte: https://www.revivalandreformation.org/?id=420
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli