Crede em Seus Profetas

Leitura diária da Bíblia

Jump to Discussion

Reading Time: 3 minutes Ouça on-line Right arrow icon

Depois, voltamos e subimos rumo a Basã. Ogue, rei de Basã, atacou-nos com todo o seu exército, em Edrei.

2 O Senhor me disse: Não tenha medo dele, pois eu o entreguei em suas mãos, com todo o seu exército, e dei-lhe também a terra dele. Você fará com ele como fez com Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hes­bom.

3 Então o Senhor, o nosso Deus, também entregou em nossas mãos Ogue, rei de Basã, e todo o seu exército. Nós os derrotamos, sem deixar nenhum sobrevivente.

4 Naquela oca­sião conquistamos todas as suas cidades. Não houve cidade que não tomássemos. Foram sessenta em toda a região de Argobe, o reino de Ogue, em Basã.

5 Todas elas eram fortificadas com muros altos, portas e trancas. Além delas havia muitas cidades sem muros.

6 Nós as destruímos completamente, tal como havíamos feito com Seom, rei de Hesbom, destruindo todas as cidades, matando também os homens, as mulheres e as crianças.

7 Mas os ani­mais todos e o despojo das cidades tomamos como espólio de guerra.

8 Foi assim que, naquela ocasião, toma­mos desses dois reis amorreus o território a leste do Jordão, que vai desde o ribeiro do Arnom até o monte Hermom.

9 (Os sidônios chamam o Hermom de Siriom; os amorreus o chamam Se­nir. )

10 Conquistamos todas as cidades do planal­to, toda a Gileade, e também toda a Basã, até Salcá e Edrei, cidades do reino de Ogue, em Basã.

11 Ogue, rei de Basã, era o único sobrevivente dos refains. Sua cama[3] era de ferro e tinha, pela medida comum, quatro metros de comprimento e um metro e oitenta centímetros de largura[4]. Ela ainda está em Rabá dos amonitas.

12 Da terra da qual tomamos posse naquela época, o território que vai de Aroer, junto ao ribeiro do Arnom, até mais da metade dos montes de Gileade com as suas cidades, dei-o às tribos de Rúben e de Gade.

13 O restante de Gileade e também toda a Basã, o reino de Ogue, deio à metade da tribo de Manassés. (Toda a região de Argobe em Basã era conhecida no passado como a terra dos refains.

14 Jair, um descendente de Manassés, conquistou toda a região de Argobe até a fronteira dos gesuritas e dos maacatitas; essa região recebeu o seu nome, de modo que até hoje Basã é chamada povoados de Jair. )

15 E dei Gileade a Maquir.

16 Às tribos de Rúben e de Gade dei a região que vai de Gileade até o ribeiro do Arnom (a fronteira passava bem no meio do vale) e até o vale do Jaboque, na fronteira dos amonitas.

17 Dei-lhes também a Arabá, tendo como fronteira ocidental o Jordão, desde Quinerete até o mar da Arabá, que é o mar Salgado[5], abaixo das encostas do Pisga.

18 Naquela ocasião eu lhes ordenei o seguinte: O Senhor, o Deus de vocês, deu-lhes esta terra para que dela tomem posse. Todos os guerreiros devem marchar à frente dos seus irmãos israelitas, armados para a guerra!

19 Deixem nas cidades que lhes dei as mulheres, as crianças e os grandes rebanhos, que eu sei que vocês possuem,

20 até que o Senhor conceda descanso aos seus outros irmãos israelitas como deu a vocês, e tomem eles posse da terra que o Senhor, o Deus de vocês, está dando a eles do outro lado do Jordão. Depois vocês poderão retornar, cada um à propriedade que lhe dei.

21 Naquela ocasião também ordenei a Josué: Você viu com os seus próprios olhos tudo o que o Senhor, o Deus de vocês, fez com estes dois reis. Assim o Senhor fará com todos os reinos pelos quais vocês terão que passar.

22 Não tenham medo deles. O Senhor, o seu Deus, é quem lutará por vocês.

23 Naquela ocasião implorei ao Senhor:

24 Ó Soberano Senhor, tu começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua mão poderosa! Que Deus existe no céu ou na terra que possa realizar as tuas obras e os teus feitos poderosos?

25 Deixa-me atravessar, eu te suplico, e ver a boa terra do outro lado do Jordão, a bela região montanhosa e o Líbano!

26 Todavia, por causa de vocês, o Senhor irou-se contra mim e não quis me atender. “Basta!”, ele disse. “Não me fale mais sobre isso.

27 Suba ao ponto mais alto do Pisga e olhe para o norte, para o sul, para o leste, e para o oeste. Veja a terra com os seus próprios olhos, pois você não atravessará o Jordão.

28 Portanto, dê ordens a Josué, fortaleça-o e encoraje-o; porque será ele que atravessará à frente deste povo, e lhes repartirá por herança a terra que você apenas verá.”

29 Então ficamos acampados no vale, diante de Bete-Peor.

Leitura anterior Próxima leitura

Featured Resources

Holy Spirit

Media Block Image Alt

Empowered by the Spirit - 4 Part Series

In this Holy Spirit inspired series, filmed at the Stanborough Park Church in Watford England, Mark Finley talks about how we can become empowered by the Spirit. This is some of the best of Finley's messages on the Holy Spirit, and we pray you are richly blessed as you listen.

Watch


Prayer

Media Block Image Alt

Praying for the Cities Map

Ellen G. White writes, "Pray for the Conversion of Souls—If in one place there are only two or three who know the truth, let them form themselves into a band of workers..." and pray! (7T, 21) If ever there was a group of people that needed urgent prayer, it is those in the cities. Our hope is that these resources will inspire you to greater more intentional prayer on behalf of our brothers and sisters who live in the cities.

Learn more


Deeper Walk

Media Block Image Alt

Revival Plan - Reading through the Testimonies

Would you like to learn how you can read through the entire Testimonies in just 16 months? This unique reading plan makes this goal achievable. When you sign up for the program you'll receive a free message daily with text and audio of ten pages from the Testimonies. Ellen White writes, “The volumes of Spirit of Prophecy, and also the Testimonies, should be introduced into every Sabbath keeping family, and the brethren should know their value and be urged to read them." (4T 390)

Learn more


JUNTE-SE À DISCUSSÃO