Deuteronômio 33
Leia o capítulo Participe da discussão
Comentário
O ato final de Moisés, registrado na Bíblia antes de subir ao Monte Nebo para morrer, foi pronunciar a bênção de Deus sobre os filhos de Israel. Bênçãos eram muito estimadas nesse período, como evidenciado pela conhecida história de Jacó e Esaú em Gênesis 27. As bênçãos, inspiradas pelo próprio Deus, eram tanto instrucionais quanto proféticas. Quando Moisés estava abençoando os filhos de Israel, ele também estava predizendo como e onde seus descendentes viveriam e se multiplicariam.
As bênçãos também foram baseadas no caráter ou comportamento passado do receptor. Em Gênesis 34, Simeão e Levi violentamente vingam a sua irmã, o que enfurece seu pai, então ele os deixa de fora do testamento,, juntamente com os seus descendentes. Na bênção de Moisés, é interessante notar que a tribo de Simeão foi omitida e, subsequentemente, sua linhagem dispersou-se por Israel. Já a tribo de Levi, por causa de sua fidelidade, Deus estendeu-lhes a graça e a bênção deles foi restaurada.
Embora nossos pecados tenham conseqüências, Deus deseja estender Suas bênçãos e graça àqueles que são fiéis, assim como fez com os antigos israelitas!
Karina Sherwin-BloomIgreja Adventista do Sétimo Dia de Cedar Lake
Michigan EUA
Fonte: https://www.revivalandreformation.org/?id=432
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli