Oséias 4
Leia o capítulo Participe da discussão
Comentário
Sem amor, conhecimento de Deus e veracidade, o povo de Israel cresceu apenas na prática da mentira, assassinato, roubo, falar palavrões e adultério (4:1, 2). Deus presenciou a prosperidade sem piedade e justiça não trazer benefício algum para as pessoas (4:3).
Deus permitiu a prosperidade do reino. Mas à medida que prosperaram também aumentou o pecado contra Deus (4:7). Oséias 4:10-14 destaca o mal do culto a Baal. A prostituição religiosa era realizada durante esses cultos na esperança de estimular Baal a abençoá-los e aumentar o seu gado e a produção agrícola. No entanto, Deus iria interromper sua prosperidade crescente, na esperança de que se arrependessem dos seus pecados e parassem o que eles estavam fazendo (4:10).
Deus não suportava chamar essas pessoas idólatras e adúlteros de Seus. Eles prosperaram sem arrependimento. Eles amavam os cultos de prostituição de fertilidade. Viria sobre eles o julgamento divino representado pela palavra “redemoinho” (4:19 NVI).
Que possamos entender mais plenamente a paciência de Deus e amar e obedecer a Ele.
Yoshitaka Kobayashi
Japão
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/hos/4 e https://www.revivalandreformation.org/?id=1112
Equipe de tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli