Crede em Seus Profetas

Leitura diária da Bíblia

Jump to Discussion

Reading Time: 4 minutes Ouça on-line Right arrow icon

O Senhor ordenou a Moisés:

2 Diga aos israelitas: Quando alguém pecar sem inten­ção, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor, assim se fará:

3 Se for o sacerdote ungido que pecar, trazendo culpa sobre o povo, trará ao Senhor um novilho sem defeito como oferta pelo pecado que cometeu.

4 Apresentará ao Senhor o novilho à entrada da Tenda do Encontro. Porá a mão sobre a cabeça do novilho, que será morto perante o Senhor.

5 Então o sacerdote ungido pegará um pouco do sangue do novilho e o levará à Tenda do Encontro;

6 molhará o dedo no sangue e o aspergirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu do santuário.

7 O sacerdote porá um pouco do sangue nas pontas do altar do incenso aromático que está perante o Senhor na Tenda do Encontro. Derramará todo o restante do sangue do novilho na base do altar do holocausto, na entrada da Tenda do Encontro.

8 Então retirará toda a gordura do novilho da ofer­ta pelo pecado: a gordura que cobre as vís­ceras e está ligada a elas,

9 os dois rins com a gordura que os cobre e que está perto dos lom­bos, e o lóbulo do fígado, que ele removerá junto com os rins,

10 como se retira a gordura do boi[5] sacrificado como oferta de comunhão. En­tão o sacerdote queimará essas partes no altar dos holocaustos.

11 Mas o couro do novilho e toda a sua carne, bem como a cabeça e as pernas, as vísce­ras e os excrementos,

12 isto é, tudo o que restar do novilho, ele levará para fora do acampa­mento, a um local cerimonialmente puro, onde se lançam as cinzas. Ali os queimará sobre a lenha de uma fogueira, sobre o monte de cinzas.

13 Se for toda a comunidade de Israel que pecar sem intenção, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor, ainda que não tenha consciência disso, a comunidade será culpada.

14 Quando tiver consciência do pecado que cometeu, a comunidade trará um novilho como oferta pelo pecado e o apresenta­rá diante da Tenda do Encontro.

15 As autorida­des da comunidade porão as mãos sobre a cabe­ça do novilho perante o Senhor. E o novilho será morto perante o Senhor.

16 Então o sacerdote ungido levará um pouco do sangue do no­vilho para a Tenda do Encontro;

17 molhará o dedo no sangue e o aspergirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu.

18 Porá o sangue nas pontas do altar que está perante o Senhor na Tenda do Encontro e derramará todo o restante do sangue na base do altar dos holocaustos, na entrada da Tenda do Encontro.

19 Então retirará toda a gordura do animal e a queimará no altar,

20 e fará com este novilho como se faz com o novilho da oferta pelo pecado. Assim o sacerdote fará propiciação por eles, e serão perdoados.

21 Depois levará o novilho para fora do acampamento e o queimará como queimou o primeiro. É oferta pelo pecado da comunidade.

22 Quando for um líder que pecar sem intenção, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor, o seu Deus, será culpado.

23 Quando o conscientizarem do seu pecado, trará como oferta um bode sem defeito.

24 Porá a mão sobre a cabeça do bode, que será morto no local onde o holocausto é sacrificado, perante o Senhor. Esta é a oferta pelo pecado.

25 Então o sacerdote pegará com o dedo um pouco do sangue da oferta pelo pecado e o porá nas pontas do altar dos holocaustos, e derramará o restante do sangue na base do altar.

26 Queimará toda a gordura no altar, como queimou a gordura do sacrifício de comunhão. Assim o sacerdote fará propiciação pelo pecado do líder, e este será perdoado.

27 Se for alguém da comunidade que pecar sem intenção, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor, o seu Deus, será culpado.

28 Quando o conscientizarem do seu pecado, trará como oferta pelo peca­do que cometeu uma cabra sem defeito.

29 Porá a mão sobre a cabeça do animal da oferta pelo pecado, que será morto no lugar dos holocaustos.

30 Então o sacerdote pegará com o dedo um pouco do sangue e o porá nas pontas do altar dos holocaustos, e derramará o restante do sangue na base do altar.

31 Então retirará toda a gordura, como se retira a gordura do sacrifício de comu­nhão; o sacerdote a queimará no altar como aroma agradável ao Senhor. Assim o sacerdote fará propiciação por esse homem, e ele será perdoado.

32 Se trouxer uma ovelha como oferta pelo pecado, terá que ser sem defeito.

33 Porá a mão sobre a cabeça do animal, que será morto como oferta pelo pecado no lugar onde é sacrificado o holocausto.

34 Então o sacerdote pegará com o dedo um pouco do sangue da oferta pelo pecado e o porá nas pontas do altar dos holocaustos, e derramará o restante do sangue na base do altar.

35 Retirará toda a gordura, como se retira a gordura do cordeiro do sacrifício de comunhão; o sacerdote a queimará no altar, em cima das ofertas dedicadas ao Senhor, preparadas no fogo. Assim o sacerdote fará em favor dele propiciação pelo pecado que cometeu, e ele será perdoado.

Leitura anterior Próxima leitura

Featured Resources

Storytelling

Media Block Image Alt

Storycatcher

Storycatcher is a book of Richard Duerksen's favorite "God Stories" - tales filled with angels, miracles, frustrated fishermen, fur trappers, trusting missionaries, and crazy preachers. Some of the stories will make you jump for joy, others will make you cry. All will make you lean back and think about your relationship with God.

Learn more


Devotional Life

Media Block Image Alt

Experiencing God's Word

If you'd like to learn how to get more out of your daily Bible study, we believe you will find the following tips helpful! This will not only help you think about what you read in a deeper way, but will also give you pointers for journaling! For downloadable document or bookmarks, click the links at the end of the resource.

Read more


Revival

Media Block Image Alt

The Call to Revival

One of the most outstanding appeals made by Ellen White for Revival and Reformation was published in the Review and Herald under the title "The Church’s Need." This much sought-after article has been reproduced in its entirety and is being shared here. We pray this inspires you as it has us!

Download


JUNTE-SE À DISCUSSÃO