Números 25
Leia o capítulo Participe da discussão
Comentário
Disciplinar uma criança talvez seja a coisa mais difícil que um pai amoroso precise fazer. Às vezes, a disciplina, ou a intervenção para a mudança de um mau comportamento, podem ser alcançados pelo ensino ou pela negociação, mas às vezes o mau comportamento é tão notório e enraizado que é necessário um castigo.
Na maioria das vezes em que minha filha precisava ser corrigida (uma menina muito sensível e colaborativa), eu geralmente o fazia através de uma conversa firme, mas gentil. Em uma ocasião, quando eu gentilmente falava com ela, ela começou a chorar. Eu a abracei e beijei sua bochecha. Ela me prometeu que nunca faria isso de novo e nunca mais o fez.
Isaías chamou a disciplina aplicada por Deus de “ato estranho”. Isaías 28:21. Um pai amoroso nunca sente prazer em disciplinar com castigo seus amados filhos.
No caso de Zimri (o homem israelita) e Cozbi (a mulher midianita), a fim de disciplinar adequadamente e proteger o povo de Deus, foi necessário aplicar um castigo muito severo. Foi difícil para Deus. Eles eram seus filhos amados. Foi difícil para Moisés. Ele era parente dos midianitas através de sua esposa (Êxodo 18:1-2).
Disciplinar alguém é algo bem difícil, mas, quando feita no Espírito de Cristo, é uma expressão de amor; é o que mais pode beneficiar aquela pessoa.
Kevin Wilfley
Diretor do Ministério de Oração
União do Pacífico Norte dos Adventistas do Sétimo Dia EUA
Fonte: https://www.revivalandreformation.org/?id=388
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli