Números 30
Leia o capítulo Participe da discussão
Comentário
A Bíblia ensina que ser um crente implica manter a palavra. Em outras palavras, quando prometemos algo, estamos presos às nossas palavras. Números 30 trata desse tópico no contexto de uma família. Basicamente, se alguém faz uma promessa ou um voto a Deus, essa pessoa deve fazer o que prometeu. No entanto, existem dois casos em que o voto poderia ser anulado. Se a pessoa que havia feito o voto fosse uma moça solteira ou mulher casada, o voto poderia ser anulado pelo pai ou pelo marido, respectivamente.
Essas exceções parecem um pouco estranhas no século XXI. No entanto, o contexto das exceções é a família e os costumes antigos, onde o homem era o encarregado da casa. Talvez o juramento não pudesse ser cumprido devido a algumas questões econômicas que eram administradas pelo pai ou pelo marido.
Portanto, atualmente, os votos devem ser realizados levando-se em consideração a dinâmica familiar e a situação econômica, com a comunicação entre os membros da família. No entanto, um voto não é feito ao homem - é um compromisso com o próprio Deus.
Alvaro F. Rodríguez
Professor de Hebraico Bíblico e Antigo Testamento
Seminário Teológico DSA
Universidade da União Peruana
Fonte: https://www.revivalandreformation.org/?id=393
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli