Josué 17
Leia o capítulo Participe da discussão
Comentário
Josué 17 continua a descrição da divisão da terra de Canaã entre todas as tribos de Israel. Este capítulo se concentra no território atribuído à tribo de Manassés, localizado nas montanhas da Palestina, a meio caminho entre o Mar Morto, ao sul, e o Mar da Galiléia, ao norte. O que é de particular interesse neste capítulo é a atribuição de terras às filhas de Zelofeade (17: 3-6). A história refere-se a Números 27:1-7, onde as filhas, que perderam o pai no deserto, pedem a Moisés que lhes atribua também um pedaço de terra quando a conquista de Canaã fosse concluída.
Sendo uma sociedade patriarcal, a distribuição de terras e a herança eram concedidas apenas de pai para filho. O que você faria neste sistema se um pai morresse tendo apenas cinco filhas? Geralmente, essas filhas se tornariam dependentes da boa vontade de um tio que cuidaria delas. Mas neste caso as filhas são proativas e imploram a Moisés por sua própria herança em favor de seu pai. Enquanto Moisés concorda com seu pedido, isso quebra um grande costume social patriarcal. Independentemente disso, Moisés coloca em prática um processo de herança que a maioria das sociedades ainda segue hoje (leia sobre isso em Nm 27:8-11).
Somos gratos pela iniciativa e coragem dessas cinco filhas que expressaram seu pedido. Se eles não tivessem feito isso, quem sabe como as leis da herança funcionariam hoje?
Denis Fortin
Universidade Andrews
Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia
Fonte: https://www.revivalandreformation.org/?id=450
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli