Jó 20
Leia o capítulo Participe da discussão
Comentário
Agora é a vez de Zofar responder a Jó. Ele sente que deve falar por causa da agitação de seus pensamentos (v. 2). Entretanto, eles são guiados pelo racionalismo e pela razão e não por Deus. Zofar diz: “Ouvi uma repreensão […] e o meu entendimento faz-me contestar” (v. 3 NVI). Zofar quer usar o espírito racionalista como a base principal para a sua defesa.Ele argumenta que Jó deveria saber que isto tem sido assim desde que o homem foi colocado na terra (v. 4). Então Zofar tenta assustar Jó usando o medo egípcio de que cobras o atacariam (v. 16).
A Bíblia afirma que a iniquidade de todos será revelada, mas Zofar erra quanto ao momento em que isso acontecerá e quanto à razão das calamidades de Jó. Ele diz que quando o julgamento do mal é feito no céu (juízo investigativo), a pessoa perde a sua riqueza na terra. “As riquezas de sua casa serão transportadas; como água serão derramadas no dia da ira de Deus” (v. 28). Zofar está insinuando que Jó perdeu tudo por causa do dia da ira de Deus, que já havia decretado sua culpa no céu (v. 29).
Querido Deus, A verdade revelada em Sua Palavra nos é vital para evitar que nosso entendimento da realidade espiritual seja turvado pela mistura de teologias errôneas. Oramos para que nos mantenha puros. Amém.
Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Su
Texto mundial: https://www.revivalandreformation.org/?id=702
Equipe de tradução: Pr. Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli