Provérbios 6
Leia o capítulo Participe da discussão
Comentário
"Vai ter com a formiga ... considera os seus caminhos e sê sábio."
Sim, esta admoestação é dirigido ao "preguiçoso", mas não há algo aqui para todos aprenderem?
Somos instruídos a perceber como a formiga se prepara para o futuro, reunindo sua colheita sem precisar saber o que fazer. Mas, além das virtudes de ser autogovernado e de aproveitar ao máximo as oportunidades, que outras lições podemos aprender das formigas?
Parece mais do que apenas interessante que, não importa onde uma formiga serpenteie em sua exploração por comida, quando o perigo ameaça, ela sempre conhece a linha reta do lar. Ela não precisa cheirar o caminho de volta na trilha que acabou de fazer.
Profundamente significativo, porém, é a sua picada. As formigas de fogo combinam essa picada com uma comunicação química que lhes permite rastejar inesperadamente em um "intruso" e picá-lo todas juntas no mesmo instante, como qualquer um pode verificar com quem a experimentou. Essa defesa fazia parte de sua anatomia e instinto no começo, quando Deus “criou o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles”, e a declarou “muito boa”? Ou é mais uma evidência de que algo terrível aconteceu ao bom mundo de Deus?
Virginia Davidson
Artista – projetista e construtora de vitrais
Spokane Valley, Washington, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=880
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli