Após os quatro chifres que saíram da Grécia, um imperador romano de face severa, um mestre da intriga "surgiria" (v. 23). Em 538 dC, o Sacro Império Romano teve início oficial, e, através de Justiniano, a perseguição tornou-se desenfreada. Durante este período, cristãos sinceros que não traíram sua fé foram perseguidos e mortos.
Roma, o Pequeno Chifre, desafiou Jesus, o Príncipe do exército, suprimindo o sacrifício diário (v.11), função do Mediador soberano de Cristo no santuário celeste, isto é, fez com que as pessoas olhassem para seres humanos e não para Jesus a fim de obterem o perdão dos pecados. A expiação diária estava agora nas mãos de uma instituição humana que realizava uma substituição terrena de Cristo.
Quanto tempo demoraria até que o Santuário fosse limpo (v. 14)? Observe o intervalo de tempo discutido no capítulo 7 como sendo 1260 dias proféticos (anos), que é igual a tempo, horas e meia hora. Por isso, a purificação teria de ocorrer depois de 1798, quando começaria uma nova fase de eventos em relação ao trabalho mediador de Cristo no Santuário celestial. Isso ocorreu em 1844, o fim da profecia de 2300 dias/anos do v. 14.
Daniel estava muito exausto após a visão, pensando em quão longe da vinda do Messias era de seu tempo. Mas conosco, é o oposto. Estamos vivendo muito perto do fim de todas as coisas.
Koot van Wyk
Universidade Nacional Sangju
Coreia do Sul
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/dan/8 Equipe de tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
No terceiro ano do reinado do rei Belsazar, eu, Daniel, tive outra visão, a segunda.
2 Na minha visão eu me vi na cidadela de Susã, na província de Elão; na visão eu estava junto do canal de Ulai.
3 Olhei para cima e, diante de mim, junto ao canal, estava um carneiro; seus dois chifres eram compridos, um mais que o outro, mas o mais comprido cresceu depois do outro.
4 Observei o carneiro enquanto ele avançava para o oeste, para o norte e para o sul. Nenhum animal conseguia resistir-lhe, e ninguém podia livrar-se do seu poder. Ele fazia o que bem desejava e foi ficando cada vez maior.
5 Enquanto eu considerava isso, de repente um bode, com um chifre enorme entre os olhos, veio do oeste, percorrendo toda a extensão da terra sem encostar no chão.
6 Ele veio na direção do carneiro de dois chifres que eu tinha visto ao lado do canal, e avançou contra ele com grande fúria.
7 Eu o vi atacar furiosamente o carneiro, atingi-lo e quebrar os seus dois chifres. O carneiro não teve forças para resistir a ele; o bode o derrubou no chão e o pisoteou, e ninguém foi capaz de livrar o carneiro do seu poder.
8 O bode tornou-se muito grande, mas no auge da sua força o seu grande chifre foi quebrado, e em seu lugar cresceram quatro chifres enormes, na direção dos quatro ventos da terra.
9 De um deles saiu um pequeno chifre, que logo cresceu em poder na direção do sul, do leste e da Terra Magnífica.
10 Cresceu até alcançar o exército dos céus, e atirou na terra parte do exército das estrelas e as pisoteou.
11 Tanto cresceu que chegou a desafiar o príncipe do exército; suprimiu o sacrifício diário oferecido ao príncipe, e o local do santuário foi destruído.
12 Por causa da rebelião, o exército dos santos e o sacrifício diário foram dados ao chifre. Ele tinha êxito em tudo o que fazia, e a verdade foi lançada por terra.
13 Então ouvi dois anjos[24] conversando, e um deles perguntou ao outro: “Quanto tempo durarão os acontecimentos anunciados por esta visão? Até quando será suprimido o sacrifício diário e a rebelião devastadora prevalecerá? Até quando o santuário e o exército ficarão entregues ao poder do chifre e serão pisoteados?”
14 Ele me disse: “Isso tudo levará duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será reconsagrado[25]”.
15 Enquanto eu, Daniel, observava a visão e tentava entendê-la, diante de mim apareceu um ser que parecia homem.
16 E ouvi a voz de um homem que vinha do Ulai: “Gabriel, dê a esse homem o significado da visão”.
17 Quando ele se aproximou de mim, fiquei aterrorizado e caí prostrado. Ele me disse: “Filho do homem, saiba que a visão refere-se aos tempos do fim”.
18 Enquanto ele falava comigo, eu, com o rosto em terra, perdi os sentidos. Então ele tocou em mim e me pôs em pé.
19 E disse: Vou contar-lhe o que acontecerá depois, no tempo da ira, pois a visão se refere ao tempo do fim.
20 O carneiro de dois chifres que você viu representa os reis da Média e da Pérsia.
21 O bode peludo é o rei da Grécia, e o grande chifre entre os seus olhos é o primeiro rei.
22 Os quatro chifres que tomaram o lugar do chifre que foi quebrado são quatro reis. Seus reinos surgirão da nação daquele rei, mas não terão o mesmo poder.
23 No final do reinado deles, quando a rebelião dos ímpios tiver chegado ao máximo, surgirá um rei de duro semblante, mestre em astúcias.
24 Ele se tornará muito forte, mas não pelo seu próprio poder. Provocará devastações terríveis e será bem-sucedido em tudo o que fizer. Destruirá os homens poderosos e o povo santo.
25 Com o intuito de prosperar, ele enganará a muitos e se considerará superior aos outros. Destruirá muitos que nele confiam[26] e se insurgirá contra o Príncipe dos príncipes. Apesar disso, ele será destruído, mas não pelo poder dos homens.
26 “A visão das tardes e das manhãs que você recebeu é verdadeira; sele[27] porém a visão, pois refere-se ao futuro distante”.
27 Eu, Daniel, fiquei exausto e doente por vários dias. Depois levantei-me e voltei a cuidar dos negócios do rei. Fiquei assustado com a visão; estava além da compreensão humana.
This newly updated inspirational packet, compiled by Jerry and Janet Page, contains many resources on prayer including topics like: Praising God, abiding in Jesus’ love, guidelines for those desiring anointing, encouraging promises and quotes on healing, principles of intercessory prayer, how to pray with your spouse, powerful promises for parents, what to pray for non-Christians, when Satan called a worldwide meeting, and much more. (Download the entire packet or choose topics individually.)
This document contains a personal "10-Day Heart Challenge" to help start your New Year on a positive spiritual note. It gives specific Bible passages to reflect upon and as well as prayer thoughts to help you seek a deeper walk with Christ. Whether you do it at the beginning of this New Year, or some other time, we are sure that it will be a blessing! (This is not part of the world church official "10 Days Of Prayer," but is meant to prepare you for this event as we will be seeking a deeper experience with Christ!)
Even if you haven't yet participated in 10 Days of Prayer, you are going to be encouraged and inspired by these beautiful testimonies of God's faithfulness in answer to prayer. It's never too late to take 10 days to pray. The 10 Days of Prayer materials can be used any time of the year or used over and over again. Remember, as one author so beautiful said, "When we work, we work, but when we pray, God works!"