Amós 4
Leia o capítulo Participe da discussão
Comentário
Aqui, Amós profetiza contra os opressores dos pobres e necessitados (vv 1-3.); contra os idólatras que seguem as paixões do seu coração (vv 4,5.); e contra os impenitentes, que irão enfrentar o julgamento de Deus (vv. 6-13).
Deus, que não tolera a iniquidade, promete vingar as práticas profanas de Israel. Os ímpios são descritos como peixes capturados com anzóis, os quais significam impotência diante dos inimigos, que neste caso são instrumentos de Deus para punir os rebeldes (v.2). A punição divina foi dolorosa para eles como o o anzol causa dor para o peixe e se torna ainda mais doloroso ao ser resistido.
Ao chamar Israel de Betel, a sede principal de sua adoração de ídolos, Amós destaca ironicamente como eles eram zelosos em pecar. Ele os exorta a entrar nos templos pagãos e a pecarem ainda mais. “Muitas vezes … os que violam abertamente os mais simples deveres morais manifestam um grande zelo religioso, mas não fazem mais do que meras formalidades. Zelo religioso em si mesmo, no entanto, não oferece qualquer evidência de verdadeira piedade. Essa forma exterior de prática religiosa, muitas vezes, é uma tentativa de compensar a falta de justiça interna genuína, e assim aliviar a consciência” (CBASD, vol. 4, p. 1067). É mais fácil pecar e, em seguida, fazer penitência do que crucificar a carne e se afastar do pecado.
Deepati Vara Prasad
Watchman Publishing House, India
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/amo/4
Equipe de tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli