Filipenses 1
Leia o capítulo Participe da discussão
Comentário
Apesar de ter sido escrito na prisão (vs. 13, 14), todo o livro de Filipenses concentra-se na alegria! A palavra “alegria”, em suas diversas formas, é usada 16 vezes na carta. Note particularmente o verso 18, no qual Paulo se alegra com o fato de que o evangelho estava sendo pregado, apesar de suas circunstâncias adversas.
Sou capaz de alegrar-me quando as circunstâncias são desagradáveis, ou, pior ainda, quando estou sob risco de vida? O que acontece com a minha alegria quando sou acusado falsamente ou perseguido por amor a Cristo ou, ainda, sofro por causa do Evangelho? Posso regozijar-me em tais circunstâncias? Para alguns de nós pode ser mais fácil dizer do que fazer. O exemplo de Paulo demonstra que mesmo quando as circunstâncias externas sejam desagradáveis podemos cultivar uma alegria interior.
Paulo está dizendo aos membros da igreja para não permitirem ninguém roubar essa alegria interior. Nós também podemos ter a certeza de que a despeito de tudo o que tenhamos que enfrentar hoje, Deus é fiel. Jesus vai completar a obra de salvação que Deus começou em nós (v. 6). Não estamos sozinhos na jornada cristã. Que certeza confortadora!
Edward A. Appollis
Heidelberg College
África Do Sul
Fonte: https://www.revivalandreformation.org/?id=1350
Comentário original completo: https://reavivadosporsuapalavra.org/2015/04/25
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli/Jeferson Quimelli