1 Samuel 14
Leia o capítulo Participe da discussão
Comentário
Foi um grande risco e uma grande vitória - Jônatas e seu escudeiro enfrentaram os filisteus, e Deus operou por meio deles. Mas o rei Saul amaldiçoou qualquer um que comesse qualquer coisa antes da noite, para que ele pudesse ser vingado em seus inimigos. Jônatas não tinha ouvido. Entrando em uma floresta, ele e os homens com ele encontraram mel! Doce descoberta! Jônatas provou um pouco. Quando Saul descobriu, ele ficou indignado e teria matado seu filho para preservar sua própria dignidade. Mas o povo se levantou e libertou Jônatas, protegendo sua vida.
O que moveu Saul a fazer um voto tão imprudente? Será que ele achava que, se pudesse fazer um forte decreto, ele mesmo pareceria mais forte? - se ele pudesse parecer mais piedoso, estaria mais certo?
Será que alguma vez exageramos a vontade de Deus na tentativa de sermos mais fortes e seguros? Não foi isso que Eva fez no Éden, conversando com a serpente? Deus não havia dito que eles não deveriam "tocar" a árvore ou eles morreriam: Eva inventou isso, dando ao diabo uma vantagem sobre ela. (Veja RH 2-24-1874)
Mais estrito não é melhor só porque é mais rigoroso. Eva finalmente aprendeu essa lição. E Saul aprendeu? Será que nós iremos aprender?
Virginia Davidson
Artista (projeta e constrói vitrais)
Igreja Adventista do Sétimo Dia de Spokane Valley
Washington, EUA.
Fonte: https://www.revivalandreformation.org/?id=496
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli